quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estilo provençal

“Eu quero uma casa no campo. Onde eu possa compor muitos rocks rurais. (...)” Que delícia poder imaginar um lugar ideal para relaxar e passar o resto da vida com a sensação de dever cumprido. Mas a casa não pode ser qualquer uma. Já que estamos falando em frutos da imaginação, então, devemos ir muito além.

Que tal decoração provençal? Estilo que surgiu no sul da França, na região da Provença (daí o nome), local famoso por localidades históricas como Marselha, Tolloun, Sant Paul de Vence e Nice.
Esse estilo exprime exatamente a delicadeza, a exuberância e a sofisticação de móveis e objetos de decoração levemente desgastados, com cores suaves e até cobertos por tecidos com estampas florais.


Nesse estilo, a utilização da pátina – técnica utilizada para restaurar a madeira, renovando-a ou transformando-a em uma obra de arte – é constante. Veja o quanto deixa tudo com um ar romântico e bucólico.


 A pátina, muitas vezes, é usada para esconder uma madeira não tão bonita e nem de alta qualidade. As caracatrística da pintura em madeira é a sua versatilidade, beleza e a facilidade de aplicação. O que é muito bom, visto que dá para fazer em casa. Alguém se habilita?
Lá “onde eu possa plantar meus amigos, meus discos e livros e nada mais”.


Au revoir.

1 comentários:

Raíssa disse...

Me apaixonei pela segunda decoração. Ficou linda a mistura de branco + verde.

Postar um comentário