quarta-feira, 2 de março de 2011

Burlesco

O burlesco é uma dança descendente da chamada Commedia dell'arte – uma forma de teatro de improviso que se realizava na Itália, muito popular entre os séculos XV e XVII – que deu origem ao striptease.


Não se trata apenas de um mero striptease, mas de uma dança teatralizada, uma paródia sofisticada e sensual. Uma manifestação popular que tinha como objetivo satirizar o divertimento das classes mais abastadas.

Hoje, o burlesco está mais vinculado a danças e interpretações que mesclam sensualidade e sátira, com uma pitada de erotismo, em que o striptease, ao som de músicas vintage – como o jazz, por exemplo – é sutil. Uma performance burlesca não é obscena.


Há muitas praticantes do estilo com performances surpreendentes, mais ou menos ousadas, mais ou menos cômicas, requintadas ou debochadas. Cada dançarina cria seu estilo próprio e transforma a dança burlesca num grande celeiro de talentos. Atualmente, o grande nome do gênero é Dita Von Teese.
 No cinema, o estilo já ganhou um longa-metragem, o Burlesque, estrelado por Christina Aguilera e Cher, dirigido por Steven Antin.
 
Segundo a diretora do New York School of Burlesque, Jo Weldon, a dança burlesca se diferencia do striptease em 4 fatores: contexto, estilo, intenção e o relacionamento com o público. Há muito mais que apenas tirar a roupa. Por trás de cada movimento, há uma intenção roteirizada, uma motivação, e a interação com a plateia é totalmente diferente do striptease comum.

O estilo burlesco é democrático. Ele pode ser experimentado por mulheres com todas as formas físicas. Esse espaço também está reservado para as maiores se soltarem e fazer a alegria de muitos. Ótimo para quebrar as barreiras da timidez, para conhecer melhor as formas do corpo, dá um tapa na autoestima e seduzir com glamour e bom humor.
O burlesco traduz a liberdade da mulher se mostrar como ela realmente é, com sua forma física mais magrinha ou mais rechonchuda, com sua atitude própria, com seu jeito mais debochado ou mais sensual, ou mesmo mais ingênuo.

Voulez vous coucher avec moi?

2 comentários:

Lady Burly disse...

www.ladyburly.com - dança burlesca no Brasil

Lailinha disse...

Deve ser um espetáculo e tanto. E, se ajuda as mulheres a se aceitarem como realmente são, tem mais é que ser valorizada.

Postar um comentário