sábado, 16 de abril de 2011

Cupcake

 
Os famosos cupcakes sofreram, nos últimos tempos, um revivalismo e são muitas as páginas na internet que nos tentam ensinar a fazer o doce ou nos apontam onde podemos comprar um desses pequenos requintes de doçaria. Por isso, Reservado para Maiores trouxe este post com a magia dos cupcakes!

 Confeccionados em tamanho individual, suas deliciosas coberturas coloridas e cremosas têm a habilidade de trazer o gosto da infância de volta além de um atrativo para os olhos. Em várias cores, sabores e coberturas, arrancam elogios de todos.

Cupcakes aparecem em vários formatos, o que os torna um cupcake é o tamanho. A cobertura e o recheio transformam o bolinho em uma pequena joia. Buttercream, ganache, geleias e tantos outros cremes, até a base de cream cheese, confeitos coloridos e perolados, basta usar sua criatividade e dotes culinários!


Podem ser  um presente incrível para convidados como lembrancinha, dentro de uma caixa com duas ou quatro unidades.
O Reservado para Maiores indica o consumo dos cupcakes  presenteados  o mais rápido possível, pois, a cada dia que passar, eles perderão a qualidade. Se você realmente precisar guardá-los, sempre guarde-os bem fechados em lugar seco e arejado, por, no máximo, 5 dias. Por isso, deve ser dado em pequenas porções. 

Para pequenas recepções, como um chá, os cupcakes são ótimos, aparecem, muitas vezes, recheados. Os sabores, formatos e decorações surpreendem.





Famosos no Hemisfério Norte pelo charme que envolve uma mesa decorada com eles, quando consumidos no dia em que foram feitos, tornam a festa mágica como por encanto.

 Um pouco da história

O termo cupcake apareceu pela primeira vez no livro de receitas de Eliza Leslie, em 1828. No século XIX, estes pequenos bolos eram cozidos em recipientes individuais, ao contrário dos tabuleiros que hoje se usam para levar os muffins ao forno, especialmente nos Estados Unidos. Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" não advém apenas das formas em que eram cozinhados, mas também da maneira de medir os ingredientes: por copos (cups).

De qualquer das formas, essa foi uma grande inovação para as confeitarias: por um lado, ao serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam muito menos a serem cozinhados e havia um risco muito menor de serem queimados. Por outro lado, a introdução de medidas específicas fez com que as receitas passassem de mão em mão muito mais rapidamente, estandardizando a forma de fazer bolos. As receitas que nessa altura foram descritas são, em grande maioria, as que ainda hoje se usam.
A base do cupcake é composta por quatro ingredientes básicos - manteiga, açúcar, ovos e farinha - mas a parte superior fica a cargo de cada cozinheiro e da sua criatividade. Depois de a massa de base estar cozinhada, retiram-se os cupcakes do forno e começa a trabalhar-se na cobertura. Normalmente, usa-se pasta americana (uma pasta moldável à base de açúcar, que, depois de ferver, enrijece e pode tomar qualquer cor com o uso de corantes), que pode ser feita em casa ou comprada em qualquer supermercado
O resultado final é colorido e acabado de sair de um conto de fadas. Ao longo dos anos, os cupcakes têm-se tornado uma verdadeira arte de pormenor, em que os cozinheiros mais experientes misturam todo o tipo de cores e figuras, dando azo à sua criatividade. 



 Cupcake é o doce da vez. Existe até uma  máquina com a qual você pode fazer cupcakes em sua casa, sem precisar de grandes dotes culinários. Você poderá fazer cupcakes como um verdadeiro chef. Basta misturar os ingredientes, colocar na forma e pronto! Em 5 minutos, você terá 7 cupcakes prontos para serem decorados. A máquina de fazer cupcakes custa US$ 29,99 e está disponível no site Perpetual Kid.

Além de estarem nas festas e mesas de muita gente, os cupcakes invadiram a moda. Esses bolinhos estão estampados em bolsas, roupas, acessórios, objetos de decoração etc.  Conquistando  todo mundo e, agora, além de comer, você pode vestir, decorar, enfeitar, tatuar... 




















Afinal, we love it!

7 comentários:

Unknown disse...

Amei esse post...hmmm! delícia!!!
tem um de mashmallow da Vintage Cupcake q eu recomendo.

Alexandre Bernardes disse...

Uau, incrível a variedade de coisas baseadas nos doces, é mais bonito esteticamente praticamente doque pra comer, dá pena de desfazer trabalhos tão bonitos.

Alexandre Bernardes disse...

Imensa a variedade de coisas possiveis com estes docinhos tao lindos,
são elementos de decoração!!!

Raíssa disse...

Adoro cupcakes, tanto comer, como "usar".
Sem falar que eles são lindos.

Lailinha disse...

Quero tudooooo, ai que tatuagem fofa!

Aninha disse...

que lindoos
*-*

Anônimo disse...

huuuu!!!! ;)

Postar um comentário