terça-feira, 2 de agosto de 2011

Saias

Como qualquer peça de roupa, a saia também faz algumas exigências para o seu uso devido. Cada corte ou modelagem fica mais adequada a determinados tipos de corpo e, para valorizar as formas, independentemente do porte físico, é preciso escolher o modelo que veste melhor. Para tentar solucionar mais esse dileminha, o RpM fez um resumão das informações retiradas da net. Vamos lá!

O modelo mais clássico é o da saia lápis. Ele tem um corte reto e bem ajustado e, por isso, não é indicado para mulheres de quadris largos. Aquelas que possuem uma silhueta de triângulo invertido (ombros largos e quadris estreitos) podem usar o modelo, embora existam outros que favorecem melhor esse tipo de corpo. Mulheres com medidas semelhantes no busto e no quadril, e sem cintura definida, podem abusar do modelo, especialmente os de cós mais alto. Dessa forma, a saia marca a silhueta na cintura, criando ilusão de curvas bem definidas e deixando o corpo mais feminino. A quem diga que esse modelo não cai bem em gordinhas, mas vejam a imagem que desmente isso.



Outro modelo muito comum é o godê, que se caracteriza por um caimento mais fluido, formando franzidos. Geralmente, cria um certo volume na parte inferior do corpo, o que as torna ideais para mulheres de quadris estreitos e ombros largos, já que, assim, equilibra a silhueta. Ela também é liberada para aquelas de corpo ampulheta, que aceita quase todos os tipos de modelagem. Quem tem coxas grossas e quadris largos pode apostar no modelo, desde que não seja tão volumoso. Por ser mais solta, disfarça medidas maiores.



As mulheres com quadris mais largos podem apostar sem medo na saia evasê. Com uma silhueta A e um corte mais reto que a godê, esse modelo é mais afastado do corpo,  sem criar volumes, ajudando a disfarçar as medidas nessa região. A saia evasê, aliás, tem a modelagem mais democrática: equilibra a silhueta do triângulo  invertido, demarca a cintura e dá um efeito de quadril aos corpos retangulares e também fica ótimo em corpos cheios de curvas. Quem está acima do peso pode apostar nas saias evasê, mas deve escolher modelos sem pregas e um pouco mais retos, para não criar volumes visuais. Prefira os modelos mais compridos, próximos ao joelho, caso as coxas sejam grossas.



Queridinha entre as mais jovens, a saia balonê é aquela toda franzida, e com volume abalonado. Ela é responsável por criar um considerável volume na parte de baixo do corpo, e, por isso, é indicada para mulheres de formas retangulares,  criando a ilusão de curvas. O mesmo vale para o triângulo invertido. Mulheres com corpo curvilíneo estão liberadas, desde que não tenham quadris e coxas volumosos.  Essa é uma saia bem difícil de ser usada, pois valoriza pouquíssimos tipos físicos. Ela achata o corpo, por isso deve ser evitada pelas baixinhas. Quem está acima do peso deve passar longe da saia balonê. Será?



As saias de modelo clochard são ideais para mulheres baixinhas e magras. A cintura alta ajuda quem quer alongar a silhueta. Ela não é recomendada para quem tem um bumbum avantajado e coxas grossas, porque cria volumes nessa região.



As saias abauladas, de modelagem tulipa ou ovo, é volumosa a partir da cintura  e fica mais estreita na barra. A parte superior conta com pregas e franzidos, e é reta na parte de baixo. Desde que não tenham quadris e seios volumosos, mulheres de corpo ampulheta podem apostar no modelo. Caso contrário, é melhor evitar; as saias abauladas tendem a arredondar as laterais dos quadris, criando curvas, o que pode dar um efeito exagerado ao visual. Para os corpos retangulares, ela é perfeita, porque dá volumes ao quadril e dá a impressão de formas mais curvilíneas. Entretanto, se estiver acima do peso, é melhor esquecer, porque a saia tulipa acrescenta certo volume no abdome. Quem tem os quadris largos e coxas volumosas deve evitar.

Ah! Não dá pra não falar do kilt - saiote masculino, pregueado na parte de trás, trespassado na parte da frente, de comprimento da cintura até aos joelhos - nem das produções masculinas. A saia é uma peça realmente democrática.



Quem é apaixonada(o) por saias pode apostar no uso delas em qualquer estação do ano, é só acrescentar um acessório, como a meia-calça, no inverno, e se arremessar na produção. É claro que vale levar em consideração o gosto, a ousadia, a irreverência e o bem-estar para usar o que mais achar conveniente. As dicas supracitadas são regras ditadas pela moda, mas não dizem que a moda é a gente que faz? Então pronto!

2 comentários:

Mihh disse...

adorei a cinza com laços!!

bjss

meu facebook:http://www.facebook.com/profile.php?id=100002611878171
meu twitter:http://twitter.com/#!/Milena1099
meus blogs:http://ohmygood-omg.blogspot.com/ http://avidademalu.blogspot.com http://designdesenhos.blogspot.com

Raíssa disse...

Adoro as rodadas e um pouco retas. São fofas! Adorei o post.

Postar um comentário