segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dica de beleza

Ufa! Que correira gostosa essa de final de ano. Agora que tudo passou, chegou a hora de colocar tudo em ordem. A começar pelos presentes de Natal. Cositas variadas. Entre elas, roupas, calçados, acessórios, cama, mesa e banho e maquiagem. 
Como é bom ganhar presentes. Mas com um deles, me deparei com uma dúvida cruel. Sabe aqueles presentes que a gente ganha, adora, acha lindo, mas que, no fundo,  sabe que não vai usar. Ele vai ficando lá parado até vencer o prazo de validade ou vai acabar por ofertá-lo a alguma pessoa querida. Mas com esse decidi que ia ser diferente. 
Ganhei um kit Natura Aquarela, com um conjunto de sombra e um batom (simplesmente lindo), mas o problema é que tenho dificuldade para usar sombra. Diante desse dilema, percebi que isso não era apenas um problema meu, mas de muita gente que tem os olhos como os meus.

Então, para ajudar a todas as que têm dúvida de como usar sombra, seguem dicas de Marcos Costa, consultor de maquiagem da Natura.

Olhos pequenos

Sombra ou lápis, dos beges aos marrons, esfumace e contorne sutilmente a base dos cílios inferiores. Delineie os cílios superiores com tons de preto ou marrom. Esfumace com sombra marrom a pálpebra superior. Lápis branco na linha interna dos cílios inferiores. Curve os cílios com rímel preto na parte superior e inferior.

Olhos caídos

Lápis/sombra/delineador na base dos cílios superiores. Esfumace a pálpebra superior seguindo o clássico amendoado. Deixe a parte de baixo dos olhos sem maquiagem.

Olhos fundos

Capriche na sobrancelha para levantar o olhar. Pince, clareie ou escureça, conforme o seu caso. Invista nos cílios bem destacados. Use os tons mais claros na maquiagem dos olhos, com os beges opacos, perolados ou metálicos.

Olhos próximos

Reforce o canto externo superior e inferior com uma sombra escura. Passe lápis ou sombra (preto, cinza ou marrom) sobre as linhas internas dos cílios somente no centro para os cantos extremos. Acentue a união dos cílios inferiores e superiores puxando a famosa “causa de cometa”. Reforce o rímel no canto extremo superior.

Olhos afastados

Use o critério de corrigir 50% do problema. Esfumace os cantos internos com sombra escura em direção ao nariz. A base dos cílios inferiores recebe um esfumaçado milimétrico num tom abaixo que o de cima. Passe lápis ou sombra na linha interna dos cílios superiores e inferiores, nos cantos internos até o centro do olho.

Com pálpebras envelhecidas

Levante a sobrancelha abrindo mais espaço para trabalhar o efeito que a gravidade provocou aliviando a tristeza do olhar. Esfumace com beges escuros ou marrons a parte superior dos olhos sem demarcar o vinco entre as regiões. Use o critério de corrigir 50% para não trocar a pálpebra envelhecida por pálpebras muito maquiadas.

Com branco dos olhos à mostra

Contorne com sombra ou lápis (preto, cinza ou marrom) a linha interna dos cílios inferiores e superiores. Depois do reparo, faça a maquiagem conforme sua preferência.

Olhos saltados


Lápis ou sombra (preto, cinza ou marrom) contorna a linha interna dos cílios superiores e inferiores. Faça uma maquiagem esfumaçada em tonalidades mais escuras na base dos cílios superiores. O efeito projeta a região entre sobrancelha e côncavo, em lugar do globo saltado.
Olhos com bolsas na parte de baixo


Não confunda com aquelas bolsas de gordura na pele envelhecida. Para driblar essa pequena elevação sob os olhos, esfumace nos cílios inferiores e superiores com tons mais escuros que o da pele. Lembre-se de é muito difícil disfarçar o problema com uma maquiagem muito pálida.

USO GERAL

Sombra
Aplique sombra marrom no canto externo do olho e esfumace em direção à sobrancelha. Em seguida, aplique sombra bege no canto interno e junto à sobrancelha.

Lápis
Passe um lápis preto ou marrom bem rente à raiz dos cílios, contornando todo o olho, em cima e embaixo.

Máscara para cílios
Abuse da máscara para cílios preta ou marrom nos cílios superiores e aplique apenas uma camada nos inferiores.

Sombra

Aplique a sombra escura na dobra do olho, na raiz dos cílios e no canto externo dos olhos, reforçando em direção às têmporas. A tonalidade clara deve ser aplicadana parte superior interna; junto à sobrancelha e entre a dobra do olho e a raiz dos cílios.

Lápis
Eviteaplicar o lápis na parte inferior dos olhos. Para aumentar os olhos, aplique umrisco contínuo apenas na parte superior dos olhos, bem rente à raiz dos cílios,com o lápis de alta fixação, e esfume no final. Reforce o traço do meio da pálpebra para fora e afine o traço em direção ao canto interno do olho. O lápis prata também é uma boa opção.

Delineador
Quem tem pálpebras caídas deve evitar o delineador. “O acabamento do canto externonão vai aparecer e não se obtém o efeito desejado”, alerta Marcos.

O meu problema eu já resolvi. Espero que o RpM tenha ajudado a solucionar o seu também. No ano que vem, estarei esbanjando com sombra por aí.

Au revoir!


2 comentários:

Raíssa disse...

Esse batom parece ser lindinho.
Beijos!

Randléia disse...

Jana aprendi com vc esse gostinho pela make up, pena que ainda tô longe de ser uma profissional...bjks

Postar um comentário