quinta-feira, 8 de março de 2012

Azulejos hidráulicos

Há tempos, não postamos nada sobre um de nossos assuntos, também, favoritos: DECORAÇÃO. Pensando nisso, resolvemos ilustrar e colorir nosso espaço com os azulejos hidráulicos.


O ladrilho hidráulico teve origem nos antigos mozaicos bizantinos. Posteriormente, os muçulmanos aproveitaram esses conhecimentos para criar azulejos para suas obras de arquitetura. Os ladrilhos foram largamente aplicados na Europa como revestimento de paredes, sendo seu uso ampliado para pisos.



No Brasil, inicialmente, as peças foram todas importadas de Portugal, França e Bélgica. Somente no final do século XIX, um cônsul suiço ensinou os segredos da técnica de manufatura dos ladrilhos hidráulicos aos italianos residentes em São Paulo, surgindo as primeiras fábricas.




Hoje, além de pisos, os azulejos adornam paredes de sacadas, lavabos e copas, entre outros ambientes, e enfeitam objetos diversificados.







Athos Bulcão é considerado o artista de Brasília. Veio para a capital federal na época da construção e deixou sua marca registrada em vários lugares, com seus lindos azulejos hidráulicos, como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, a Câmara dos Deputados, a Igreja Nossa Senhora de Fátima (Igrejinha)...






"Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com muitos azulejos hidráulicos coloridos para o meu amor passar."

1 comentários:

EDUARDO MALHEIROS FERREIRA disse...

Muito bakana esse post! Tá bão o blog hein! Beijo e continue "postando"...

Postar um comentário